Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

10 atitudes sustentáveis para todos os dias

Nem precisa mudar muito a rotina para ser mais sustentável

Por Luciana Teixeira (colaboradora)
Atualizado em 21 jan 2020, 13h01 - Publicado em 19 mar 2016, 05h05

A conversa sobre sustentabilidade é cada vez mais pauta na vida das pessoas, que já começam a buscar alternativas para mudar antigos hábitos. Sair de um cômodo e não se incomodar em deixar a luz acesa ou não separar o lixo reciclável do orgânico já são atitudes esquisitas para muita gente.

Mas ainda há quem pense que ser sustentável é caro e demanda muito tempo. Que nada! Para te ajudar a quebrar esse paradigma, separamos algumas atitudes sustentáveis para você implantar no seu dia a dia:

1) Reutilize

Ninguém aqui está falando para você virar uma acumuladora. Só estamos sugerindo que você olhe mais atentamente para as coisas antes delas irem para o lixo ou, até mesmo, para a caixa de doações. Muitas delas podem virar artigos de decoração ou roupas com cara nova depois de um belo DIY.

2) Não compre uma garrafinha d’água por dia

Apesar de muitas marcas já se preocuparem em produzir embalagens recicláveis, imagine comprar uma garrafa por dia e sempre jogar fora. Ao final de um mês serão cerca de 30 garrafinhas que ocupam muito espaço no mundo e demoram em torno de 450 anos para se decompor. Que tal sempre manter uma garrafinha limpa à mão ou utilizar um copo de vidro?

Continua após a publicidade

3) Opte pelo coletor menstrual

Não é modinha, miga. É conscientização. Assim como as fraldas descartáveis, os absorventes não são recicláveis e demorar cerca de 500 anos para se desfazer na natureza. Já a maioria dos coletores são produzidos com silicone cirúrgico, um material que não agride o ser organismo e não causa alergia. Além de ser mais barato que utilizar um absorvente comum toda vez que você menstruar – essa é uma diferença que você vai sentir a longo prazo, já que o coletor pode ser usado por 10 anos -, você fica tranquila por um tempão. Tem dúvidas? Aqui a gente responde 18 perguntas sobre o coletor menstrual.

Dá uma olhada nesse vídeo da Jout Jout explicando um pouco sobre o coletor:

4) Respeite o mínimo de toalhas sugeridas no banheiro público

Admita: você sempre pega uma ou duas ou três ou quatro folhas a mais. Porém, quanto mais papel for usado, mais lixo sem destino certo vai ser gerado. Muitas vezes esse lixo central demora a ser reunido e recolhido, sendo inviável que o papel seque para ser destinado à reciclagem – e ele demora de 3 a 6 meses para se decompor. Como nem todos os lugares oferecem secador elétrico, não custa nada ficar com umas gotinhas de água limpa na mão, não é mesmo?

Continua após a publicidade

5) Compre do pequeno

Além de incentivar a economia do seu bairro (e você não precisar sair de carro ou andar mais), você conhece produtos de outras marcas tão boas quanto as mais comercializadas por aí – incentivando a produção e geração de emprego. Além disso, as quitandinhas do seu bairro, provavelmente, compram do pequeno produtor e este, geralmente, preza por produtos de época e com menos agrotóxicos – olha aí você consumindo uns orgânicos sem nem perceber!

Leia também -> 10 razões para você preferir comprar na loja do seu bairro

6) Deixe o carro na garagem de vez em quando

Reprodução / Wayne Tippetts
Reprodução / Wayne Tippetts ()

Para muitos, esse é um hábito difícil de abandonar. Principalmente em cidades grandes, onde o carro vira praticamente a segunda casa – afinal, você passa tanto tempo ali dentro. Só que, geralmente, é um carro por pessoa e uma emissão monstruosa de gás carbônico que piora ainda mais o efeito estufa, sem falar no trânsito. Que tal investir na bike de vez em quando ou na carona coletiva e, por que não, no transporte público. Pela lógica, quanto mais usuários, um serviço melhor deve ser oferecido.

7) Tire carne das suas refeições ao menos um dia da semana

Calma, a gente não está dizendo para você virar vegetariano. Mas se ao menos uma vez por semana você tirasse todos os tipos de carne das suas refeições, além de salvar milhões de animais produzidos industrialmente, você contribui em uma redução na emissão de gás carbônico.

Continua após a publicidade

A campanha Segunda Sem Carne existe em 35 países, inclusive no Brasil, e mostra os mais diversos benefícios dessa iniciativa.

8) Recolha a água do banho e da máquina

Sabe quando você espera a água do chuveiro aquecer? Se cada pessoa da sua casa deixar ela cair em um balde, aquela água toda pode ser usada para uma descarga – que é igual a 12 litros de água POTÁVEL (sim, você poderia até fazer um chá com ela). Agora imagina tudo o que sai de uma máquina de lavar! Para fazer um bom reaproveitamento da água da sua lavadora, você pode dividir assim:

– A água da lavagem pode ser usada na descarga

Continua após a publicidade

– A água do enxague e centrifugação – passar pano na casa e lavagem da calçada e/ou garagem

Além de economizar água, você reaproveita um dos nossos principais recursos naturais.

9) Não use descartáveis

A gente sabe que quando você e as amigas ou família resolvem se reunir, a vontade de usar copos e pratos descartáveis é grande. Infelizmente, ao contrário do que o nome sugere, a maioria dos descartáveis não são recicláveis e demoram muitos anos para se decompor. Mais fácil fazer um revezamento de louça, né?

Continua após a publicidade

10) Deixe uma ecobag dentro da sua bolsa

Muita gente acaba lembrando no meio do dia ou quando está saindo do trabalho que precisa ir ao mercado, e aí acaba pegando a sacolinha plástica. Independente de todas as tretas entre compra ou não da sacolinha, fato é que ela demora pra se decompor e não foi feita para usar no lixo como estamos acostumadas. Então espalhe ecobags por suas bolsas e até na gaveta do trabalho wink

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.