Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

“Sorrisinhos” são mal vistos em e-mails profissionais, diz estudo

Quem usa emojis e emoticons em mensagens profissionais corre o risco de não causar uma boa impressão

Por Giovana Feix
Atualizado em 20 jan 2020, 08h37 - Publicado em 15 ago 2017, 15h52

Às vezes, no fim daqueles e-mails bem sérios no trabalho, é comum sentir vontade de deixar o clima mais leve ou amigável digitando um “:)” no fim da mensagem, não é mesmo?

Um estudo recente da Universidade Ben-Gurion de Negev, em Israel, no entanto, concluiu que isso pode não ser uma ideia tão boa assim – principalmente se você está tentando causar uma boa primeira impressão.

(Reprodução/Giphy)

Publicada no Social Psychological and Personality Science, a pesquisa teve três experimentos distintos, com a participação de 549 pessoas vindas de 29 países diferentes, e concluiu que este sinal pode causar mais danos do que se imagina à sua imagem no trabalho.

Continua após a publicidade

Leia mais: Esses são os emojis que podem ser lançados em 2018

Em um dos experimentos, as pessoas tiveram de ler um e-mail anônimo e, em seguida, avaliar a competência da pessoa a partir somente da mensagem. As pessoas que não enviaram “sorrisinhos” foram consideradas mais competentes pelos participantes.

Além disso, na hora das respostas, os pesquisadores observaram que as pessoas costumam responder com informações mais detalhadas quando escrevem para quem não havia mandado “:)” no e-mail original.

Continua após a publicidade

Leia mais: Beber café em excesso pode mesmo matar? Ciência explica

O estudo também demonstrou que muitos associam a presença dos “sorrisinhos” com a ideia de que quem envia a mensagem é mulher. Isso não altera, felizmente, as noções de competência que o destinatário tem do remetente. Mas é curioso, né?

Na próxima vez em que for entrar em contato com alguém por e-mail pela primeira vez, portanto, quem sabe seja melhor tentar ser amigável de outras formas!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.