Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Roberta D'Albuquerque Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Maternidade
Roberta D'Albuquerque é psicanalista e autora do livro Quem manda aqui sou eu - Verdades inconfessáveis sobre a maternidade
Continua após publicidade

Recomeços

Quem você quer ser hoje?

Por Roberta D'Albuquerque
Atualizado em 1 ago 2017, 12h44 - Publicado em 1 ago 2017, 11h09

Morei um ano fora do país no fim de minha adolescência, um ano transformador e intenso. Mas, de toda a experiência de estar (bem) longe de casa,  o que mais me marcou talvez tenha sido uma conversa rápida que tive com meu pai, ainda no aeroporto, antes de embarcar. Ali, na confusão do grande grupo de intercambistas que se despediam de suas famílias alegremente (mesmo que com algumas lágrimas ansiosas), João, meu pai, me chamou de cantinho e disse que mudar de cidade, de país era uma chance linda de se reinventar. “Quando entrar nesse avião, deixe para trás tudo o que não gosta em você. Invente outra Roberta, ninguém conhece a original. Seja a pessoa que sempre quis ser.

Por um lado, fiquei meio horrorizada. Nunca pensei que ele cogitasse que algo em mim não fazia sentido ou era digno de ser jogado fora (autoestima em dia). Por outro, fiquei surpresa com essa possibilidade. Dá mesmo pra criar essa pessoa nova? Essa pessoa segura, falante e livre que eu queria ser? Olha, não sei se dá. Sei que, sim, foi possível caminhar em direção a esse desejo enquanto negociava (desde sempre e para sempre) com a versão original, aquela mais pra caladinha, mais pra quieta.

A fala de meu pai me dá até hoje o conforto de saber que nada está determinado, imóvel. Que dá tempo de mudar tudo, ainda que aos trancos e barrancos, ainda que aos 45 do segundo tempo. Agora, mais de 20 anos depois, não há uma viagem, um início de ano, de semestre, mudança de trabalho, de casa ou de qualquer outra coisa que não seja para mim um gatilho para o exame de satisfação pessoal. Estou mesmo sendo a pessoa que quero ser?

Acordei minhas meninas ontem, no primeiro dia de aula, com essa pergunta: “Vocês estão vivendo o ano de 2017 como imaginaram no dia 1º de janeiro? Estão estudando o tanto que planejaram, aproveitando a delícia de ser criança, de ser saudável, de ter amigos, energia e curiosidade pelo mundo exatamente como gostariam? Pois, se não estão, subam no avião do segundo semestre com o desejo sincero da reinvenção. Dá tempo, temos metade do ano (e a vida inteira) pela frente.

Continua após a publicidade

E você que me lê agora? Para que lado aponta o seu desejo? Quem você quer ser hoje? Bom começo de semestre, queridas, e boa viagem sempre!

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.