Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Patrícia Zaidan Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Atualidades
Coluna da jornalista e psicóloga Patrícia Zaidan: atualidades, feminismo, direitos humanos
Continua após publicidade

Ato histórico: senadoras se rebelam e ocupam a mesa do Senado

Para impedir que a reforma trabalhista fosse aprovada às pressas e sem discussão, elas se jogaram na frente do trem-bala

Por Patrícia Zaidan Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 jul 2017, 18h58 - Publicado em 11 jul 2017, 18h15

Quando o país desce ladeira abaixo, com um governo à beira da prisão e um parlamento basicamente tocado à propina, a resposta tende a ser rebelde. Foi o que fez no fim da manhã de hoje a senadora Fátima Bezerra (PT-RN). Rebelou-se. Sentou no trono do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e de lá não saiu quando ele chegou para iniciar a votação da Reforma Trabalhista. A legislação pode estar precisando de atualizações, é verdade. Mas não dará certo mexer com tanta violência na vida de quem produz sem antes conversar com a sociedade. Para citar um item: se passar a reforma que Temer (mesmo réu e desacreditado) segue impondo, a mulher grávida e a mãe que amamenta trabalharão em ambiente insalubre sem que ninguém se importe com elas e com seus filhos.

A atitude de Fátima foi seguida pelas senadoras de oposição Vanessa Grazziotin (PCdoB), Lídice da Mata (PSB-BA), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Regina Sousa (PT-PI).

Eunício mandou apagar a luz, desligar o ar condicionado, ordenou também que arrancassem os microfones delas e que a TV Senado parasse de transmitir. As senadoras permaneceram lá. No escuro. Em plenário. Resistindo. Um ato inédito na República.

Minoria no parlamento brasileiro (com as deputadas, as senadoras não formam nem 12% do Congresso), a ala feminina, cansada de não ter vez nem voz, de falar por último ou ser interrompida, se pôs na frente do trem-bala. É como se provocasse: “Passem por cima se quiserem votar sem discutir.”

E nós, do lado de cá, dissemos: “Deu! Não aguentamos mais.” A hashtag mais vista hoje: “#forçasenadoras”.

Continua após a publicidade

Fátima havia passado a transmitir das redes sociais o que estava ocorrendo, Gleisi seguiu fazendo o mesmo, Kátia Abreu (PMDB-TO) se somou às colegas com a declaração: “Ninguém vai morrer se votarmos a reforma na primeira semana de agosto. É melhor debater com calma. Essa reforma está a serviço de quem? De um Planalto que não se sustenta?

Já passava das 17h15, quando Eunício recuou. Deu a contraordem para religarem as luzes. Quem sabe o cearense e toda a tropa de choque de Temer passem a considerar mais a minoria. Ruidosa minoria que trabalhou hoje sob a luz do celular e movimentou o país, mesmo com a ameaça de ser arrancada da mesa diretora do Senado pela Polícia Legislativa.

Um lembrete: em maio, CLAUDIA esteve no Congresso pedindo atenção de deputados e senadores para a REFORMA DAS MULHERES, que nossa equipe está propondo. Antes de mudar a Previdência e mexer na legislação do trabalho, senhores, ouçam as mulheres. Não se esqueçam que elas podem revirar o mundo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.