Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Lori Baroni Bósio Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Diretora de arte de CLAUDIA, criadora do blog 500 Dias pra Casar (@500diaspracasar) e stylist de casamentos
Continua após publicidade

Planejando o casamento: Em busca do lugar perfeito (e possível)

Fazer uma festa de casamento em São Paulo me parecia fácil com tantas opções, mas não foi bem assim... Essa foi minha saga até encontrar o local dos sonhos

Por Lorena Baroni Bósio Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 jul 2017, 16h50 - Publicado em 2 jun 2017, 17h08

Fazer uma festa de casamento em São Paulo me parecia fácil. Sou de Curitiba e desde que me mudei pra capital paulista, há quase 10 anos, fiquei mal-acostumada com as milhares de opções que existem aqui. A variedade de lugares pra comprar, comer, passear são quase infinitas. Então, presumi que seria igual com os fornecedores de casamento! E claro, existem muitos espaços, buffets, fotógrafos, mas foram poucos os que me chamaram a minha atenção logo de cara.

Digamos que sou exigente: venho trabalhando com a produção visual do caderno de Casa & Comida de CLAUDIA há algum tempo e me familiarizei com os melhores e mais conceituados profissionais do ramo de eventos. Entre chefs, floristas, produtoras, decoradoras e afins, meu bom gosto foi alimentado pelas ideias mais criativas e atuais, como você vê todo mês no nosso Receber e nas lindas matérias de culinária. Mas como trazer isso pra fora das páginas e de volta pro mundo real, onde tudo tem que caber dentro de um orçamento muito bem calculado e dividido entre várias partes?

(Mario Lima/Divulgação)

Encarei o desafio e comecei do começo. O primeiro passo foi ter uma conversa séria e delicada com nossos familiares sobre uma coisa chata chamada dinheiro. Essa conversa trouxe à tona questões que rendem assunto pra muitas colunas, a principal delas sendo: “Será que estou egoísta??”. Tive a sorte de poder contar com o apoio das nossas famílias e todos concordaram em ajudar, cada um do jeito que podem. A emoção nessa hora é enorme: ter as pessoas mais amadas da sua vida colaborando pra realizar um sonho seu. Não existem palavras pra expressar a gratidão e felicidade. Espero que, no final, seja uma celebração de todo esse amor, não só do casal, mas da nova família que se cria.

Definido o orçamento, pude começar a investigar os locais disponíveis. Como falei antes, achei que teria opções de sobra. Fui logo nos que já tinha visitado a trabalho, onde já conhecia como designer. Mas agora eu era noiva e precisava olhar o espaço com outros olhos. Meus delírios de casar de dia, em um belíssimo jardim florido foram ficando pra trás, vencidos por preços inacessíveis e logísticas complicadas. Decidimos fazer a cerimônia e festa no mesmo local, dentro de São Paulo – tudo pra facilitar. Mas não queria algo que o lugar tivesse ares corporativos, sem personalidade. Para nossos 200 convidados, encontrei lugares pequenos demais (“vai ficar apertado!”) e grandes demais (“a festa vai ficar miada!”).

Continua após a publicidade

Descobri que existem diversas dinâmicas de montagem e desmontagem de cerimônia e que cada espaço é diferente nesse sentido. Se a cerimônia vai ser no fundo do salão, os convidados vão ver toda a decoração antes da festa começar? E quem quiser ficar sentado, vai ficar muito isolado da pista? E, nos espaços maiores, vou ter que investir muito mais em mobiliário? São questões que nem imaginava! Só queria um lugar com a nossa cara, que fosse integrado, onde todo mundo ficasse dentro da festa (afinal, esse é o objetivo de tudo isso: comemorar com as pessoas que amamos!). Decidi deixar o coração me guiar.

Fiquei encantada com muitos espaços, cada um com seu charme, mas quando entrei no Jardim Leopoldina, em São Paulo, meus olhos encheram de lágrimas, sem motivo algum! Logo soube que tinha encontrado o que procurava, finalmente: é uma mistura de moderno e clássico, com uma pegada industrial, num salão único pra animar uma grande festa. A cereja em cima do bolo: era possível, financeiramente! Lá, você fecha um pacote de aluguel do espaço, buffet, DJ e decoração. É um combo das 4 coisas mais importantes da festa e assim vou poder cuidar dos detalhes como a maníaca-obsessiva por casamentos que sou.

(Divulgação/Divulgação)

Fechamos uma data mais do que especial: mesmo dia que meus avós se casaram, há 43 anos. Eles fazem o casal mais incrível que eu conheço e espero que a data nos empreste um pouco da magia que os mantém juntos até hoje. Detalhe: os contratos foram assinados (com ajuda de uma advogada, claro!) com quase dois anos de antecedência. Quando falei que era ansiosa, eu não estava brincando! Mas assim vamos conseguir pagar tudo em 20x com calma até o grande dia.

Continua após a publicidade

Agora nos resta esperar! Logo começam outras loucuras: a procura do fotógrafo, dos docinhos, do bolo, do ai-meu-coração-vestido! E por aí vai…

Ah! Criei um Instagram pra compartilhar com vocês as ideias que mais gosto! São referências-sonho que espero poder reproduzir de alguma forma (de preferência mais barata!) na minha festa, daqui a 491 dias! Espero vocês lá em @500diaspracasar.

View this post on Instagram

Sonho! Quem aí está na busca do vestido perfeito?? 👗 Faltam mais de 500 dias e somos pura ansiedade! Aqui vou dividir minhas ideias, referências e inspirações! 📸 Reprodução Pinterest 📌 Please tag if you know the author of this beautiful shot!

A post shared by Ideias de casamento (@500diaspracasar) on

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.