Você sabia que hoje é o Dia Mundial do Rock?

Uma lista de dez músicas para comemorar

Hoje, 13 de julho, é o Dia Mundial do Rock. Pelo menos para os brasileiros. Isso porque, em 1985, aconteceu nessa data o Live Aid. Foram dois shows simultâneos, um nos Estados Unidos e outro na Inglaterra. Reunindo astros como The Who, Queen, Led Zeppelin, David Bowie, os eventos tinham como objetivo reunir doações para acabar com a fome na Etiópia. Na época, Phil Collins declarou seu desejo que aquele fosse conhecido como o Dia Mundial do Rock.

Só pegou no Brasil, mas a data não é ruim. Pelo contrário, vale comemorar ouvindo no último volume algumas das melhores bandas que já existiram. Eu juntei aqui embaixo o clipe de dez músicas que eu gosto muito no gênero e convido você a mandar as suas preferências. Vale até quem faz rock mais recente, afinal, não dá pra viver de passado. Dei uma misturada aqui. Espero que você goste e se distraia.

  1. It’s Only Rock’n’Roll (But I Like It) – The Rolling Stones

Uma das minhas bandas preferidas de todos os tempos. Assistir ao show deles, em 2016, foi a realização de um sonho. E um beijo pra quem acha que o Mick Jagger é velho, no palco ele é o mais jovem de todos.

2. Revolution – The Beatles

O quarteto que transformou a indústria da música, criou faixas brilhantes, juntou Pauls McCartney e John Lennon, deu origem às boy bands de hoje… Precisa de mais? E deixo a dica pra quem puder: vale assistir um show do Sir Paul McCartney, que volta este ano para o Brasil.

 

3. Whole Lotta Love – Led Zeppelin

A banda inglesa tem algumas trilhas experimentais super-revolucionárias para a época (a banda surgiu em 1968), como trechos dessa aqui. A mais famosa deles deve ser Starway to Heaven, mas não pare nessa.

4. Bohemian Rhapsody – Queen

Foi muito difícil escolher só uma música do Queen porque tem uma melhor que a outra. Fora essa (que é um escândalo de linda), tem duas que eu amo demais: A Kind of Magic e Fat Bottomed Girls.

5. Baba O’Riley – The Who

De 2004 a 2013, a série CSI:NY tinha essa música como tema. E quando acabava a abertura dava vontade de desligar a TV e continuar ouvindo a versão completa. Para nossa sorte, o The Who vem ao Brasil em setembro, no festival São Paulo Trip. Será a primeira vez da banda inglesa por aqui.

6. Let There Be Rock – AC/DC

A Austrália também tem rock bom, como é o caso do AC/DC. Criada em 1975, a banda passou pelo Brasil três vezes e não deve vir de novo, já que a formação original foi desmanchada de vez.

7. Come As You Are – Nirvana

O Nirvana deve ter uma das trajetórias mais emblemáticas da história do rock. Criada em 1987 e firmada em 1990 (quando teve a formação mais famosa, com Dave Grohl – hoje no Foo Fighters – na guitarra), moveu uma legião de adolescentes de volta ao rock após uma década intensa de outros ritmos musicais. O fim trágico, com a morte de Kurt Cobain, deixou uma aura de mistério que envolve a banda até hoje.

8. Sunshine Of Your Love – Jimi Hendrix

O guitarrista e cantor norte-americano é um dos que reforça o mistério das mortes de rockeiros aos 27 anos. Sua carreira foi breve, mas extremamente simbólica e importante para a música. Ele esteve em Woodstock, em 1969, onde foi gravado um álbum lançado depois de sua morte. A música colocada aqui não foi escrita por ele, mas eu sempre ouvi na voz dele e adoro.

9. Best Of you – Foo Fighters

Famoso pelo Nirvana, Dave Grohl lançou sua própria banda em 1994, o Foo Fighters. Surgida em Seattle, a banda teve bastante influência grunge no começo. Agora, eles estão em mais uma turnê mundial com álbum novo.

10. All These Things That I’ve Done – The Killers

A banda americana é bem novinha, formada em 2001, mas já tem muitos fãs pelo mundo. Eles vieram ao Brasil três vezes – a última para um Lollapalooza – e estão em uma turnê mundial agora, lançando outro álbum.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s