Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

CLAUDIA Cult Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Cultura
Coluna sobre arte e cultura assinada pela redação de CLAUDIA
Continua após publicidade

Os clássicos da década de 40 que você precisa ver

Em comemoração a um dia icônico para o filme Casablanca, relembro três clássicos da época que você deve assistir.

Por Isabella D'Ercole Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 dez 2016, 16h03 - Publicado em 2 dez 2016, 16h00

“De todos os bares de todas as cidades de todo o mundo, ela entra no meu”, diz Rick, dono do bar em que Ilsa entrou. Para quem não está entendendo nada: essa é uma cena de Casablanca, o clássico de 1940 com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Vamos a uma sinopse rápida. Eles se conhecem, se apaixonam, mas explode a Segunda Guerra Mundial e eles precisam se separar para sobreviver. Um ano depois, ele é o dono de um bar e fecha os olhos para as minorias que estão sofrendo na batalha. E ela, sumida há algum tempo, entra justamente no bar do Rick. Os dois retomam a paixão, mas o processo faz Rick perceber que ser imparcial nem sempre é bacana. Isso tudo ao som de As Time Goes By. É um dos melhores filmes antigos e ainda é em preto e branco. Recomendo ver hoje mesmo acompanhada de um bom vinho. Mas, pensando nisso, lembrei de outros dois filmes que são da mesma década e também merecem sua atenção.

No mesmo ano de Casablanca, Charles Chaplin desafiou a ordem mundial ao fazer uma paródia da perseguição aos judeus. No filme O Grande Ditador, a história se repete, mas com um final bastante diferente. Os paradoxos traçados nos fazem enxergar outras perspectivas das angústias da guerra. Tudo isso com aquele humor característico de Chaplin.

Continua após a publicidade

E ainda tem Cidadão Kane, de 1941, que é um filme atualíssimo. Depois da morte de um poderoso da mídia, a imprensa começa a questionar e investigar uma mensagem deixada por ele. O filme fala do poder de influência dos meios sobre a imagem da pessoa e dessa mania de querer dar um veredito antes que a verdade seja realmente alcançada. Dirigido e estrelado por Orson Welles. Só não assiste com sono!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.